Os microempreendedores individuais (MEI), as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP), devem ficar atentos para não serem excluídos de ofício do Simples Nacional, por motivo de inadimplência.
Notícia
Por que as instituições educacionais precisam de um controller?
Com a Economia em declínio, considerando suas consequências, é fundamental entender que determinadas Instituições Educacionais precisam de um profissional mais antenado para a solução da Hipótese de Reimann
01/01/1970 00:00:00
“Com a Economia em declínio, considerando suas consequências, é fundamental entender que determinadas Instituições Educacionais precisam de um profissional mais antenado para a solução da Hipótese de Reimann.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA)
INTRODUÇÃO
Com o Mundo em constante mutação, derivada da Pandemia, Moléstia, SAR’s, Meio ambiente e Natureza apresentando situações anômalas, Economia em declínio, Conflitos Bélicos, e evolução meteórica da Inteligência Artificial, tudo isso gerando consequências como empresas de todos os portes e tamanhos buscando adequação darwinista, gerando desemprego em massa, ocasionando fome, miséria, pobreza, insuficiência alimentar e inadimplência.
No caso brasileiro, mesmo com as potencialidades econômicas, e com o atual Governante buscando esforços para estabilizar a Economia, que apresentando um PIB positivo, mas ínfimo diante da necessidade de sua manutenção e conservação da máquina, obrigando os responsáveis a vivenciar um orçamento bastante reduzido, e comprometendo a ELEIÇÃO/REELEIÇÃO dos candidatos.
Com uma população aproximada de 210 milhões de habitantes, com registro de envelhecimento, e grande fragilidade na busca de uma educação de qualidade, haja vista a comparação de profissionais globalizados.
Observando essas adversidades encontramos uma oportunidade relativa a atividade educacional que prescindir de investimentos e colaboradores, corpo docente e discente com maior capacitação e qualificação profissionais, que possam interpretar os relatórios e buscar um PDCA com análise SWOT para identificação dos pontos fracos e fortes, e inserção das devidas melhorias, diante da urgência em focar numa estratégia mais racional para buscar os resultados positivos.
EDUCAÇÃO COM QUALIDADE
Os gestores educacionais e seus colaboradores, sabem que sem implementar em seu P D I, uma educação com qualidade, não obterá êxito em suas atividades, e sabemos quão difícil é a transformação desse processo inevitável;
Sabendo que o TIME e os RECURSOS integram as incógnitas desta Hipótese de Reimann, mas o maior gravame é não buscar meios para conter tais adversidades que podem afetar a atividade educacional.
A aquisição de sistema de tecnologia, para fins de controle pedagógico tem sua importância, mas buscar um sistema mais completo que possa gerar relatórios avaliativos, devidamente analisados e comparados com os resultados das DCF (Demonstrativos Contábeis e Financeiros), buscando a aplicação de um BSC (Balance ScoreCard) com maior foco no equilíbrio (CUSTO e DESPESAS x RECEITA), gerando um relatório avaliativo, após análise financeira e econômica, representam uma necessidade para essa Gestão.
O uso de viés degenerativo de uma contabilidade lúdica, sem transparência e sem controle interno, utilizando OMISSÃO de Receitas e Documentação de Custos e Despesas ímprobos e ilícitos, com um fito antagônico que inibe a transparência e o controle interno, podem onerar e afetar os resultados desejáveis e oferecer um RISCO ao planejamento tributário por Elisão Fiscal.
CORPO DOCENTE E DISCENTE
É inegável que a folha de pagamento representa um ônus bastante elevado, se considerarmos as contribuições trabalhistas e previdenciárias, e demais adicionais.
A seletividade e as qualidades mínimas exigidas, passam obrigatoriamente pela metodologia das disciplinas que devem satisfazer as novas habilidades, competências, eixo práticos, conhecimento de outros idiomas e principalmente inserção do educando junto a Inteligência Artificial, e a atual metodologia jurássica deve ser modificada assim como o mundo está sendo afetado pela Nova Ordem em Transformação como cita Ray Dálio em seus livros (Princípios e Nova Ordem em Transformação).
Devemos “conectar nossos neurônios e ligar nossas sinapses”, como cita Yuvah N. Harari em seu livro, lamento, mas essa verdade é factível e verossímil.
A reavaliação do atual corpo docente e discente, já é uma necessidade que sua inobservância poderá comprometer os resultados dessa atividade econômica.
A ociosidade de períodos (manhã, tarde e noite), devem receber especial atenção, na customização que afeta a precificação das mensalidades e dos resultados que ficam comprometidos.
A oferta de cursos que qualifiquem a capacitem a PEA, ou mesmo os educandos, responsáveis, familiares e a comunidade, representam uma atividade social que pode receber recursos de Estados, Secretarias e Prefeituras, contribuindo para a melhor educação com qualidade na formação de educandos e profissionais da comunidade.
A análise financeira e econômica, por curso, séries, salas de aula, em confronto com a receita gerada por essa setorização, nos leva a uma análise mais profissional, diante da atual situação dos aspectos econômicos que afetam tal atividade.
O Gestor Educacional deve ter um PDCA, Planejamento Estratégico mais flexível diante do momento delicado da Economia, uma análise SWOT para identificar os pontos fracos e fortes, e a aplicação das melhorias que devem agregar um UP GRADE residual afetando o resultado (positivo ou negativo).
Lembramos que a EDUCAÇÃO é uma Ciência Social, que exige Recursos (Tempo, sólidos e céleres investimentos, aquisição de materiais e equipamentos, tecnologia, sistema, corpo docente e discente com uma qualidade necessária) para que possam gerar RESULTADOS POSITIVOS a médio ou longo prazo, e diante desse fato é oportuno elaborar um PROJETO devidamente financiado por agentes externo, pois a maior e mais valorizada moeda do presente e futuro é o CONHECIMENTO.
CUSTOS E DESPESAS
O custeio que mais impactam na Gestão Educacional, tentamos relacionar abaixo:
Despesas Administrativas
Aluguel
Energia
Água
Folha dos Discentes
Encargos Trabalhistas e Previdenciários
Manutenção
Vigilância
Conservação
Serviços Prestados
Contratos com P Jurídicas
Telefone
Aquisição de material de Uso contínuo
Outras Despesas
Despesas com Corpo Docente
Folha dos Docentes
Férias
13º. Salário
Gratificações
Encargos Trabalhistas e Previdenciários
Outras Despesas
Despesas Tributárias
PIS
Imposto de Renda
CSLL
IPTU
ISSQN
Outras Despesas
RECEITAS
A avaliação da composição da RECEITA, é fundamental para que possamos projetar suas melhorias, mas precisamos de um Planejamento Estratégico Flexível com análise SWOT, para tal feito.
RECEITAS OPERACIONAIS
Matrículas
Mensalidades
Convênios
RECEITAS NÃO OPERACIONAIS
Cursos oferecidos a Comunidade
Contratos com Prefeituras
Contratos com Associações
Projetos Específicos
Alienação de Materiais
É necessário que as DCF sejam analisadas mensalmente, com aplicação de índices econômicos e financeiros, gerando relatórios avaliativos em texto e gráficos que possam facilitar o entendimento da Gestão e seus colaboradores.
O exercício diário de análise do FLUXO DE CAIXA, corresponde um leitura e observação obrigatória, que deve ser aferida de modalidade cotidiana, e identificar previamente a melhor solução e alternativa necessária e oportuna.
EXEMPLO
Suponha que a unidade educacional de ensino, esteja localizada no Município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, há 24 Km, com 79 km2, de área, com uma população aproximada de 74.170 habitantes, segundo o IBGE, com via de acesso através da CE-040.
Lema: Liberdade, participação e desenvolvimento;
Gentílico: Eusebiense/eusebiano.
IDH: 0,701 (alto)
PIB: R$ 2.720,598 mil
PIB per Capita: R$ 53.212,55
É verossímil que o CONTROLLER, deverá considerar em seu planejamento, todos os fatores que podem influenciar e afetar os resultados previstos em seu relatório, mas considerando que essas famílias residentes, precisam de uma EDUCAÇÃO COM QUALIDADE, que possam fazer com que seus rebentos, tenham maior e melhor oportunidade no seletivo mercado laboral, diante de uma Economia em recuperação, considerando todas as adversidades que integram o modo de vida da comunidade.
A formação de líderes, que desejam EMPREENDER, diante de um cenário nebuloso, se faz necessário melhor performance profissional com foco no mercado e as atualizações para obter melhor a maior dinamismo de sua atividade escolhida.
Buscar o DIFERENCIAL na atividade educacional com foco na qualidade, contribuindo para a formação do educando e profissional, deve ser a melhor escolha.
A Qualidade de Vida, desse exemplo de município, próximo ao litoral, com diversos investidores visualizando o seu potencial desenvolvimentistas, já em curso, tais como Shopping, Entretenimento, mobilização, com qualidade de vida invejável, com um IDH, PIB, Renda Per Capita como indicadores positivos, e demais fatores, se faz necessário um Planejamento com Investimento mais célere e com igualdade de condições niveladas aos seus números.
Com potencial de hidrogênio verde, energia solar, qualidade de vida, próximo e de fácil acesso, é previsível que a Unidade Educacional tenha maior foco na capacitação e qualificação de Força Motriz mais antenado e qualificado, principalmente, quando observamos o NOVO BRICS, e que a capacidade de aporte de Capital pelos grandes investidores são fatos incontestáveis.
Oferecer cursos que melhorem essas capacitações como INGLÊS, espanhol, Mandarim, Árabe, Hindi, Cirílico e demais, com a inserção do potencial da Inteligência Artificial, representam a melhor forma de capacitação e qualificação dos futuro profissionais, que buscam mercado laboral, considerando a nova estratificação social: INCLUÍDOS e EXCLUÍDOS do Sistema.
Se a Unidade Educacional não visualizar o futuro breve, poderá expor a sua limitação e afetar o seu desenvolvimento, ratificando os resultados auferidos em sua gestão, que inobservar os fatos.
CONCLUSÃO
Acreditamos que se estabelecer com qualquer atividade econômica, principalmente a educacional, deve buscar um Planejamento Estratégico que agregue valor às potencialidades de cada comunidade, sabendo que a concorrência já possui esse “feeling”.
Buscar o DIFERENCIAL que possa agregar valor aos resultados, aproveitando a “wave”, exige postura, ação e atitude que reduza a nossa limitação, já que a concorrência deseja se erguer, mesmo sabendo da intempérie de maturação dos investimentos, pois sabem dos resultados a serem alcançados.
Pedimos sinceras desculpas àqueles que se sentirem afetados pelos escritos, mas a nossa pesquisa revelou que inexiste espaço para neófitos que se deixam levar por suas emoções limitadas, e “venda” o futuro promissor, mas depende de sua AÇÃO e ATITUDE oportuna.
Autores: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.
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