Beneficiários do INSS têm até 60 dias para sacar o pagamento antes da suspensão. Veja como regularizar a situação e evitar o bloqueio!
Notícia
Reforma tributária será como a pandemia para o setor contábil?
Especialista avalia que assim como a crise sanitária exigiu adaptação rápida, digitalização e resiliência dos negócios, a Reforma Tributária impõe uma nova realidade para os contadores
01/01/1970 00:00:00
A Reforma Tributária tem se consolidado como um dos temas centrais no debate econômico atual. As novas regras trarão mudanças estruturais significativas para o sistema tributário nacional, e prometem simplificar os processos e reduzir a burocracia ao unificar tributos. No entanto, ao mesmo tempo em que esses avanços podem representar ganhos de eficiência, também impõem desafios para empresas e profissionais da contabilidade.
As mudanças previstas são tantas que a Coordenadora de Processos e Inteligência Comercial na área do Sucesso do Contador na Omie, Karine Manes, questiona “Mas, afinal, será que o impacto da reforma pode ser comparado à transformação que a pandemia causou em diversos setores?”.
Assim como a crise sanitária forçou empresas a se adaptarem rapidamente, investindo em digitalização e resiliência para sobreviver, a Reforma Tributária exige uma adaptação igualmente urgente por parte dos contadores. “Aqueles que não se prepararem adequadamente podem enfrentar sérios problemas envolvendo competitividade e segurança financeira dos clientes”, comenta a especialista.
A contabilidade no Brasil sempre esteve ligada ao cumprimento das obrigações fiscais e tributárias. Neste sistema – considerado um dos mais complexos do mundo – os contadores desempenham papel essencial, garantindo que as empresas se mantenham em conformidade com a legislação vigente.
“Agora, com a chegada da Reforma Tributária, esse cenário será reconfigurado. A substituição de tributos como PIS, Cofins, ICMS e ISS por um novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) exigirá uma reestruturação profunda dos processos nas empresas e nos escritórios contábeis. Atualização de sistemas, capacitação profissional e revisão de planejamentos tributários serão tarefas indispensáveis para mitigar riscos e prejuízos financeiros”, esclarece Karine.
Ela continua: “durante a pandemia, as empresas que mais se destacaram foram aquelas que investiram em digitalização. No setor contábil, o cenário será semelhante. A adoção de novas tecnologias, como a inteligência artificial para automação de processos fiscais e a análise preditiva de impactos tributários, se tornará um diferencial estratégico. Profissionais da área também terão de investir em capacitação contínua”.
O domínio da nova legislação, de suas regulamentações e das possíveis brechas será indispensável para prestar um serviço de excelência e se manter competitivo no mercado, acrescenta a especialista.
É nesse contexto que as plataformas de gestão empresarial se tornam uma das peças-chave da tranformação. Com soluções para automação de processos contábeis e fiscais, essas ferramentas tornam a transição para o novo modelo tributário muito mais eficiente.
Isso permitirá que os contadores foquem em atividades de maior valor agregado, como a consultoria estratégica, ajudando empresas a tomar decisões financeiras mais inteligentes e a otimizar sua carga tributária dentro das novas regras.
“Para pequenos e médios escritórios de contabilidade, que frequentemente dependem de processos manuais e, até mesmo, tradicionais, a Reforma Tributária pode ser particularmente desafiadora. Sem a adoção de novas tecnologias e sem um modelo consultivo de atuação, esses escritórios correm o risco de perder clientes para concorrentes mais preparados”, comenta Karine.
“Mas, embora a reforma represente um grande desafio, ela também abre novas oportunidades para quem souber enxergar além da obrigação fiscal. O contador do futuro será aquele que conseguir atuar como consultor estratégico, orientando as empresas em um ambiente de incerteza econômica e maximizando a eficiência tributária. Para os contadores que souberem explorar esse nicho, a Reforma Tributária poderá representar uma oportunidade de crescimento significativo”, afirma a especialista.
As novas regras não precisam, portanto, ser encaradas como um perigo para o setor contábil. As mudanças têm o potencial de ser um divisor de águas para a contabilidade. Karine ainda diz que “a grande diferença entre os que fecharão as portas e os que expandirão seus negócios estará na capacidade de adaptação. Quem entender as novas regras, investir em tecnologia e adotar uma postura consultiva será capaz de prosperar em um mercado que, mais do que nunca, demandará uma orientação especializada e estratégica”.
“O futuro da contabilidade no Brasil dependerá das escolhas que os profissionais fizerem agora. E você, contador, está pronto para essa nova realidade?”, finaliza Karine.
Com informações NovaPR
Notícias Técnicas
Envio do documento pelo celular também começa nesta terça
Código de Regime Tributário (CRT) serve para identificar que tipo de empresa emitiu a nota, e a qual tributação ela está sujeita. Mudança não implica pagamento de mais impostos
A herança em si não é considerada um rendimento tributável pela Receita, mas contribuintes devem ficar atentos às regras de declaração
Foi divulgado nesta segunda-feira, 31, o índice máximo de reajuste no preço de medicamentos no país. A taxa para este ano varia de 2,60% a 5,06%, com uma média ponderada de 3,48%
O pedido de benefício ao INSS pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS e pela Central Telefônica 135
A Receita Federal libera nesta terça-feira (1º) a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física 2025. Nessa modalidade, a declaração já começa com várias informações úteis que facilitam o preenchimento, sem necessidade de digitar
Essas reformas são projetadas para adaptar as regras de aposentadoria às novas realidades demográficas e econômicas, assegurando a sustentabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a longo prazo
O caminho para reduzir desigualdades exige um sistema tributário justo
Mais de 86% das importações brasileiras estão submetidas a alguma restrição, segundo levantamento
Notícias Empresariais
Este cenário reflete a complexidade econômica enfrentada por muitos consumidores, que muitas vezes desconhecem sua situação financeira real.
Aumento da tributação sobre produtos importados e busca equilibrar a competitividade com o mercado nacional
Levantamento da VULTUS Cybersecurity Ecosystem alerta os ciberataques.
O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) estaria preparado em uma remota quebra do Banco Master, e não vê um risco sistêmico caso isso ocorra, disse uma fonte ao Money Times
Além de preencher a declaração do Imposto de Renda 2025, os microempreendedores individuais (MEIs) precisam também entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), apelidada de “Imposto de Renda do MEI”.
Até agora, patamar de 17% era usado em todo o país; alta foi definida em dezembro. Imposto de importação também incide sobre as compras.
Serão ofertadas 60 vagas; inscrições vão até o dia 25 de abril
A BBC News Brasil conversou com economistas para entender porque a inflação segue tão teimosa no mundo e no Brasil meia década depois do começo da pandemia.
Matéria da revista Newsweek levanta evidências de que a Casa Branca pode colocar o mundo em uma crise global
Projeto da Lei Orçamentária Anual foi encaminhado pelo Congresso Nacional na quarta-feira (26); proposta foi aprovada com atraso de três meses
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade