Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Notícia

01/01/1970 00:00:00

Inscrições abertas para habilitar perito e auditor de contabilidade

Fique de olho nas regras se o seu desejo é se tornar um auditor ou perito na área de contabilidade brasileira.

01/01/1970 00:00:00

Quem deseja atuar como perito ou auditor contábil já pode marcar na agenda: estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2025 do Exame de Qualificação Técnica (EQT), organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Mas não adianta deixar para a última hora, porque o prazo vai até o dia 6 de março. As provas são obrigatórias para contadores que querem atuar nessas áreas, e a inscrição deve ser feita no site da FGV Conhecimento.

Mas quanto custa? O valor é de R$ 260 por prova e é possível se inscrever para mais de uma avaliação, caso o candidato queira ampliar suas possibilidades no mercado. Os aprovados terão a oportunidade de se cadastrar no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) ou no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), conforme a habilitação conquistada.

Como são as provas para essas áreas da contabilidade?

Mas e o formato das avaliações? As provas são compostas por 25 questões objetivas de múltipla escolha e duas questões dissertativas. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 60% do total.

Os exames acontecerão em datas diferentes, seguindo este cronograma:

  • 5 de maio: Prova de Qualificação Técnica Geral
  • 6 de maio: Prova de Qualificação Técnica Geral para Perito Contábil
  • 7 de maio: Prova específica para auditoria em instituições reguladas pela CVM
  • 8 de maio: Prova específica para auditoria em instituições autorizadas pelo Banco Central
  • 9 de maio: Prova específica para auditoria em sociedades supervisionadas pela Susep
  • 10 de maio: Prova específica para auditoria em entidades supervisionadas pela Previc

Os locais de aplicação serão divulgados pela FGV Conhecimento a partir de 28 de abril.

Quem pode se inscrever?

Mas não basta apenas querer fazer a prova. Para participar, é necessário ser contador registrado e com situação ativa no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Os auditores que conseguirem a aprovação estarão aptos a atuar em instituições reguladas por órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Banco Central (BC), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Importância da qualificação na carreira de contabilidade

Mas por que essa certificação é tão importante? A contabilidade é uma profissão que se aproxima do Direito em diversas situações, especialmente nas funções de auditoria e perícia. O perito contábil, por exemplo, é responsável por elaborar laudos técnicos utilizados em processos judiciais. Já o auditor independente desempenha um papel fundamental para garantir a conformidade financeira e contábil de empresas com normas e exigências legais.

Para organizar o exame, o CFC conta com a expertise da FGV Conhecimento, instituição que também é responsável por provas de grande alcance, como o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Exame Nacional da Magistratura (Enam) e o Exame Nacional de Cartórios (Enac). A FGV tem ampla experiência na elaboração e aplicação de avaliações técnicas e acadêmicas.

Se você é contador e quer atuar como perito ou auditor contábil, essa é a chance de se qualificar e expandir suas oportunidades na carreira. Mas lembre-se: o prazo de inscrição vai até 6 de março!

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período:Fevereiro/2025
DSTQQSS
      01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
232425262728

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Brasil é o segundo país em que certificação de planejador financeiro mais cresceu em 2024

O Brasil registrou o segundo maior crescimento absoluto de profissionais com certificação de planejador financeiro (Certified Financial Planner, na sigla em inglês), mais conhecida como CFP, em 2024. Foram formados 1.255 novos planejadores no último ano no país, totalizando 10.634 especialistas, conforme dados da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar). A alta anual nacional foi de 13,4%.

19/02/2025

Notícias Melhores