Mudanças incluem substituição da Decred, descontinuada a partir de janeiro de 2025.
Notícia
63% das empresas relatam escassez de tributaristas qualificados
Estudo da Deloitte mostra que as companhias encaram desafios com a escassez de profissionais experientes para lidar com o aumento da complexidade técnica da legislação
01/01/1970 00:00:00
Pesquisa realizada pela Deloitte mostra que 63% das empresas brasileiras relatam alta dificuldade na procura de tributaristas qualificados. Segundo o estudo, 22% afirmaram ter médio nível de escassez para contratação de bons profissionais. Apenas 7% responderam ter baixa dificuldade.
O desafio se aprofunda com as modificações trazidas pela reforma tributária, impactando na necessidade de rápida adaptação das organizações.
Os dados constam na pesquisa “Tax do Amanhã”, que teve a participação de 172 empresas dos mais variados segmentos e porte.
Impactos da reforma tributária
Somente 46% das empresas consultadas no estudo já efetuaram estudos sobre as consequências da reforma tributária sobre o consumo. Dentre o grupo, 56% projetam alta da carga tributária, com consequente repasse de preço ou redução de margem.
O levantamento mostra que 34% dos negócios não fizeram estudo de impacto sobre a reforma. Outros 20% não informaram.
De acordo com a pesquisa, 45% das companhias ainda esperam a publicação de leis complementares para iniciarem seus diagnósticos.
A reforma tributária foi aprovada em 2023 pelo Congresso. Agora, os congressistas estão debatendo os detalhes das regras. O primeiro texto de regulamentação foi aprovado pela Câmara em julho e está no Senado. O outro texto de regulamentação deve ser votado em agosto na Casa Baixa.
A transição para o novo modelo tributário começará em 2026 e trará desafios constantes para as organizações.
A sondagem mostra que o segundo maior problema das empresas é lidar com a legislação tributária. Para 40% das companhias, há um alto nível de dificuldade; 37% citam nível médio; só 14% acham o nível de dificuldade baixo.
Eis o que aumentou em 2023 na comparação com 2022:
- Complexidade técnica da legislação (49%);
- Necessidade de treinamento em novas tecnologias (48%);
- Necessidade de treinamento em legislação (42%).
Local de atuação e inteligência artificial
Todas essas mudanças exigem que as organizações ajustem suas operações para se manterem com conformidade. O estudo também revelou que mais de 60% das empresas estão considerando mudanças nas etapas de produção e em sua localização geográfica para se adequarem às novas regras.
Além disso, 12% das empresas já incorporaram tecnologias de Inteligência Artificial para robotizar os trabalhos em aspectos tributários.
Maior fiscalização
As empresas indicaram um aumento de 43% nas fiscalizações no último ano, sejam federais, estaduais ou municipais. Ao todo, 16% indicaram que passaram por fiscalizações mais de 10 vezes ao longo de 2023.
Tendências: capacitação de tributaristas
Sócio de Tax da Deloitte, Gustavo Rotta fez algumas considerações sobre o estudo:
- Oportunidades com a reforma: “O ambiente da Reforma deve trazer inúmeras oportunidades às áreas de compliance tributário e fiscal, contudo, é necessário que, no curto prazo (durante a fase de transição, que deve durar até 2032), as empresas e suas respectivas lideranças estejam preparadas para lidar com os novos desafios”;
- Departamentos fiscais: “Devem focar na antecipação, na estratégia e na execução para enfrentar as transformações e, principalmente, impulsionar as organizações em um ambiente de negócios cada vez mais complexo”;
- Inteligência artificial: “Investimentos contínuos em profissionais e soluções tecnológicas […] representam uma oportunidade de automatizar as operações e ganhar eficiência, permitindo que os profissionais se dediquem à compreensão e aplicação das novas regras geradas pela reforma”.
Notícias Técnicas
O entendimento que se consolida representa expressiva vitória para os contribuintes na interpretação da legislação de compensação tributária e demonstra a essencialidade do apoio de uma equipe jurídica para o assessoramento das empresas.
A matéria será submetida ao Pleno para fixação de tese a ser aplicada a todos os casos semelhantes
Evento, com a participação do ministro em exercício Chico Macena, discutiu o FGTS e suas aplicações no setor habitacional, com foco no fim do Saque-Aniversário, que tem impactos negativos nos financiamentos ao afetar as reservas do Fundo
Documento deve ser apresentado ao INSS a cada três meses
Segurado precisa arcar com a contribuição previdenciária de forma integral
A utilização deste período ocorrerá mediante a averbação do tempo de contribuição ou tempo de serviço prestado no exterior, a fim de requerer um benefício previdenciário
Essa medida deve valer eventualmente, no entanto o sistema do governo ainda não foi atualizado e não é possível fazer o cruzamento desses dados.
Com a atualização, serviço é simples e rápido
Primeira etapa irá beneficiar as pequenas empresas
Notícias Empresariais
Conflitos no trabalho são comuns, mas quando eles escalam a ponto de colocar em risco a produtividade e o bem-estar da equipe, é hora de agir.
Em um cenário em que vemos um “boom” no empreendedorismo, quase 50% das empresas fecham três anos após sua abertura, conforme apontado pelo IBGE em 2023
Pesquisa do IBGE aponta que interesse é maior por iniciativas relacionadas a resíduos sólidos, reciclagem e reuso, seguidos por eficiência energética
Descubra os requisitos, valores e procedimentos para acessar o benefício oferecido pelo INSS em casos de demissão sem justa causa.
Salário é o fator que menos impacta o engajamento dos colaboradores, revela Pesquisa da Betterfly.
Empresas do Simples Nacional podem reaver ICMS ST pago indevidamente via judicial. Identifique valores pagos a mais, reúna documentos e ajuíze ação para recuperação.
As três faixas que concentraram o aumento de vagas preenchidas foram as de 40 a 49 anos (alta de 0,5%), de 50 a 59 (0,4%) e de 60 anos (0,3%)
Projeção subiu de 2,68% para 2,96%. Além disso, espera-se que a Selic atinja 11,25% até o fim do ano, impactando a economia em 2024
Em 2024, 77% das novas vagas com carteira assinada foram ocupadas por pessoas inscritas no CadÚnico
O conceito de home care refere-se ao atendimento médico realizado na residência do paciente
Notícias Melhores
A adaptação a um modelo digital pode parecer desafiadora. No entanto, é crucial entender os benefícios e os passos necessários para essa transformação.
A adoção de práticas de Compliance sólidas não apenas fortalece a empresa contábil internamente, mas também gera um impacto significativo na relação com seus clientes
No Brasil, a contratação de um contador não é apenas uma prática recomendada, mas uma exigência legal para candidatos e partidos políticos durante as campanhas eleitorais
A Sociedade Anônima é uma empresa onde o capital é dividido em ações
Microempresas compõem uma grande parcela dos tipos de negócio no Brasil. Principal característica é o faturamento, de até R$ 360 mil
Saber como contornar essa condição é fundamental para o bem-estar profissional e pessoal
Lei impõe restrições para casos específicos
Descubra o que fazer se você esqueceu ou perdeu o prazo do IR
Vínculo empregatício em aberto é um dos motivos de instituto negar concessão
Especialista dá explica como evitar cair nessas fraudes