Receita enviará comunicado com orientação para as pessoas jurídicas com registro ativo. Prazo para adesão vai até 6 de dezembro
Notícia
Despesas que as empresas precisam ficar atentas na retomada dos escritórios físicos
Segundo dados do IBGE, o brasileiro já está retornando ao escritório. Cerca de 800 mil pessoas voltaram a trabalhar de forma presencial com a flexibilização em alguns estados.
01/01/1970 00:00:00
Segundo dados do IBGE, o brasileiro já está retornando ao escritório. Cerca de 800 mil pessoas voltaram a trabalhar de forma presencial com a flexibilização em alguns estados. Uma pesquisa feita pela KPGM, com 1.124 empresários, também mostra essa evolução. Segundo eles, os entrevistados acreditam que a volta ao trabalho totalmente presencial vai ocorrer ainda em 2021.
De acordo com alguns estudos, a preferência dos funcionários é que sejam adotados sistemas híbridos pós pandemia, pois a maioria deles não querem ficar 100% em modelo remoto. Porém, é difícil generalizar como será feita essa retomada, uma vez que dependerá muito do perfil da empresa e de suas necessidades.
Diante desse cenário, é essencial entender com quais despesas as empresas devem se preocupar neste momento. Para exemplificar, o VExpenses, plataforma que automatiza a gestão de despesas corporativas, preparou algumas dicas que ajudarão as companhias.
Despesas convencionais de manutenção do escritório
As despesas que necessitam de reembolso precisarão estar na mira dos gestores financeiros, principalmente de empresas que possuem times externos.
Com a volta à normalidade, os deslocamentos tendem a aumentar e com isso o processo de prestação de contas dos colaboradores deve funcionar corretamente para conseguir fazer esse controle. É importante ressaltar, ainda, que a prestação de contas é fundamental para a gestão de despesas e não pode ser negligenciada, independente de a empresa ser adepta ao reembolso, adiantamento ou cartão corporativo.
Despesas por km rodado
Uma das despesas que vai chamar a atenção nesse começo de retomada é o valor gasto por km rodado.
É preferível contar com soluções que utilizem a marcação por GPS e realizem o cálculo do valor da despesa automaticamente, levando em consideração a política de reembolso de quilometragem da empresa.
Despesas de locação de espaços
Com a volta da economia em um nível pré-pandemia, é possível esperar um aumento nos valores de locações de imóveis, principalmente comerciais.
Os gestores vão precisar colocar na balança os custos da manutenção de um escritório contra os gastos que terão com um possível sistema de teletrabalho ou o uso de coworking, antes de procurar um novo local. Afinal, apesar de o modelo de trabalho remoto parecer mais econômico para as empresas, é preciso fazer as contas, pois a manutenção do espaço, ainda assim, possui um custo.
Diferente do trabalho convencional, o remoto faz com que a companhia consiga economizar com as contas fixas de aluguel, vale transporte, e em algumas variáveis como a conta de luz, internet e água do escritório. Porém, é preciso considerar os gastos que aparecem no sistema home office, que inclui as despesas extraordinárias com internet e energia dos colaboradores, e os custos com a estrutura, como fornecimento de notebook, headset, cadeira e outros equipamentos.
Diante desses insights, é possível afirmar que tudo isso precisa ser muito bem controlado para não representar um gargalo financeiro para a companhia. Para isso, é fundamental contar com um processo de prestação de contas de funcionários bem planejado e eficiente, pautado nas políticas de despesas, que não deixe brechas para ocorrências de irregularidades e até mesmo fraudes.
Notícias Técnicas
É falso que os pagamentos adiantados para o primeiro dia do calendário no Rio Grande do Sul foram suspensos
Novo serviço mostra se há contrato com entidades. Pela plataforma é possível bloquear o débito do pagamento
A regulamentação aprovada na Câmara dá isenção aos fundos executores de políticas públicas, inclusive de habitação
O INPI publicou a Portaria nº 20, que modifica alguns dos procedimentos e requisitos relacionados à transferência de titularidade, alterações de nome e endereço, e à anotação de limitações ou ônus dos titulares de pedidos e patentes no Brasil
O saldo foi positivo nos cinco grupamentos de atividades econômicas e em todos os estados brasileiros. O estoque de celetistas ativos contabilizou 47.243.764 vínculos no mês
O evento teve como foco os desafios decorrentes do aumento das transações com ativos virtuais e as reformas de fiscalização tributária para o setor
Os contribuintes que têm parcelamento ativo sem cadastro de débito em conta corrente receberam mensagem na Caixa Postal, disponível no e-CAC.
Portaria anterior teve a data alterada para se adaptar à Lei n° 14.973. A atualização das informações deve ser feita no Cras
É falso que os pagamentos adiantados para o primeiro dia do calendário no Rio Grande do Sul foram suspensos
Notícias Empresariais
Estudo destaca o que mais tem motivado trabalhadores de diferentes setores da economia em 12 países de três continentes
Com o aumento da inadimplência entre os pequenos empreendedores, estar em dia com o pagamento de impostos é fundamental para garantir a saúde financeira dos negócios
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), preocupado com o seu negócio, é muito importante ficar atento ao novo calendário de obrigações com prazos e entregas para 2025
Manter as contribuições em dia garante acesso aos direitos previdenciários
Trabalhador foi dispensado por justa causa por praticar fraude contábil
Veja os principais motivos de retenção em malha em 2024
A entidade que não cumprir prazo perderá o registro sindical
O saldo foi positivo nos cinco grupamentos de atividades econômicas e em todos os estados brasileiros. O estoque de celetistas ativos contabilizou 47.243.764 vínculos no mês
Micro e pequenas empresas devem se cadastrar na plataforma do CNJ para receber comunicações judiciais de forma ágil. Mais de 180 mil empresas já aderiram à ferramenta
O objetivo é oferecer a oportunidade de autorregularização a cerca de seis mil empresas até o dia 19 de novembro.
Notícias Melhores
A adaptação a um modelo digital pode parecer desafiadora. No entanto, é crucial entender os benefícios e os passos necessários para essa transformação.
A adoção de práticas de Compliance sólidas não apenas fortalece a empresa contábil internamente, mas também gera um impacto significativo na relação com seus clientes
No Brasil, a contratação de um contador não é apenas uma prática recomendada, mas uma exigência legal para candidatos e partidos políticos durante as campanhas eleitorais
A Sociedade Anônima é uma empresa onde o capital é dividido em ações
Microempresas compõem uma grande parcela dos tipos de negócio no Brasil. Principal característica é o faturamento, de até R$ 360 mil
Saber como contornar essa condição é fundamental para o bem-estar profissional e pessoal
Lei impõe restrições para casos específicos
Descubra o que fazer se você esqueceu ou perdeu o prazo do IR
Vínculo empregatício em aberto é um dos motivos de instituto negar concessão
Especialista dá explica como evitar cair nessas fraudes