Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Notícia
Como verificar se estou inscrito no programa do PIS/PASEP?
01/01/1970 00:00:00
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) frequentemente surgem em conversas sobre benefícios trabalhistas e saques de valores. O PIS/PASEP compõe temas que interessam tanto a funcionários do setor privado quanto a servidores públicos.
Os programas PIS/PASEP, apesar de distintos, têm em comum a finalidade de oferecer benefícios financeiros a trabalhadores brasileiros, sendo uma fonte de recursos extras para muitos empregados e servidores. Esses benefícios são um apoio valioso para quem busca um complemento à renda ou outras vantagens trabalhistas.
O PIS/PASEP está frequentemente em pauta quando se trata de saques e benefícios, especialmente para trabalhadores e empregadores. O programa é essencial para conceder direitos aos funcionários, mas muitas vezes não é claro para todos como acessar essas informações.
Ter acesso ao número e ao comprovante do PIS/PASEP é fundamental para garantir direitos como seguro-desemprego, abono salarial e saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como consultar esses dados e obter o comprovante do abono salarial para acessar esses benefícios.
Abaixo eu te ensino o passo a passo para você conseguir o comprovante de inscrição do PIS/PASEP. Neste link, eu te apresento as regras de elegibilidade, valores e calendários referentes ao exercício de 2024. Acompanhe!
Consulta de inscrição no PIS/PASEP
Para facilitar esse processo, segue abaixo um simples passo a passo sobre como conseguir comprovante de inscrição PIS/PASEP:
- O primeiro passo é identificar qual é o número do PIS. Caso não o saiba, é possível realizar a consulta gratuitamente no site ou aplicativo do Meu INSS, por meio do login com o CPF (integrado ao gov.br). Na página principal, estarão as informações do trabalhador, inclusive o PIS;
- Com o número do PIS em mãos, já é possível adquirir o comprovante de inscrição. Basta que o trabalhador acesse o aplicativo Caixa Trabalhador e selecione a opção “Meu NIS” na barra inferior da tela inicial. Assim, os dados serão exibidos, possibilitando que se salve o comprovante no celular.
Já para acessar o Pasep, que é responsabilidade do Banco do Brasil e não da Caixa, o processo é um pouco diferente:
- O primeiro passo é verificar a carteira de trabalho do Trabalhador para localizar o número do Pasep. Caso não o encontre, será necessário comparecer em qualquer agência do Banco do Brasil e solicitar o extrato do PASEP;
- O extrato do Pasep substitui a 2ª via do Comprovante de Inscrição e também pode ser acessado pelo internet banking do Banco do Brasil pelo computador.
Entenda o funcionamento do PIS/PASEP
O PIS atende aos trabalhadores do setor privado, enquanto o Pasep é direcionado ao funcionalismo público. Ambos os programas funcionam como fundos para contribuições feitas por empresas e órgãos públicos.
Essas contribuições alimentam o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), responsável por distribuir os benefícios do PIS/PASEP, como seguro-desemprego e abono salarial.
Possuir o comprovante do PIS/PASEP é crucial para acessar esses benefícios e serve como prova de inscrição, oferecendo segurança e respaldo ao trabalhador.
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência, neste caso, 2022. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:
- Estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não;
- Ter recebido até dois salários mínimos;
- Ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Muitas pessoas se concentram apenas no fato de terem trabalhado por alguns meses durante o ano de referência para o pagamento. Contudo, se esquecem que é preciso ter, pelo menos, cinco anos de carteira assinada, sejam eles consecutivos ou não. Do contrário, o PIS/PASEP não é liberado.
O trabalhador também deve se atentar ao período padrão de inscrição no PIS/PASEP, que é de cinco anos. Somente após este tempo o trabalhador terá direito de receber o primeiro abono salarial, mesmo que já cumpra todos os outros requisitos.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
A Receita Federal estima recuperar aproximadamente 400 milhões de reais entre tributos e multas devidos até o momento.
Objetivo do bloqueio é evitar a recepção de eventos S-1210 e S-2501 na versão S-1.2 que não serão lidos pelo Extrator da DIRF.
As notas técnicas n.12/2024 e 13/2024 foram publicadas no DEJT de 8/11
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Medida visa salvaguardar direitos e garantias fundamentais
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Para a confederação do comércio, 2025 será “mais desafiador” no setor diante da tendência de aperto monetário, pelo menos no primeiro semestre
O país amarga uma taxa de desemprego mais alta para a população negra, principalmente, para as mulheres negras
A medida vale para empresas que tenham iniciado suas operações antes da vigência da lei e que atendam a critérios de inovação e potencial de crescimento estabelecidos em regulamento
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF