Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Notícia
Gestão avalia experiência do usuário em sistema do Programa de Gestão de Desempenho
Trabalho foi realizado por meio do LabQ, iniciativa do MGI que trabalha com experiência do usuário e redesenho de serviços públicos digitais com o olhar voltado ao cidadão
01/01/1970 00:00:00
Nos últimos meses, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibilizou a equipe do seu Laboratório de Qualidade de Serviços Públicos (LabQ) para avaliar com um olhar centrado na experiência do usuário, a Plataforma Eletrônica de Trabalho e Visão Sistêmica (PGD Petrvs). A avaliação foi realizada por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges). O PGD Petrvs possibilita aos gestores responsáveis gerenciarem e acompanharem o trabalho dos servidores públicos federais participantes do Programa de Gestão de Desempenho (PGD). Até o momento, 169 órgãos e entidades da administração pública federal já têm autorização para utilizar o PGD Petrvs.
“O trabalho da equipe do LabQ teve como foco melhorar a experiência do usuário, tornando o sistema mais intuitivo e amigável aos servidores públicos federais que utilizam a ferramenta”, explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Essa nossa parceria com a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) pode contribuir para ampliar a qualidade do PGD como um instrumento efetivo e ágil de transformação digital e também de acompanhamento das entregas das unidades e das contribuições dos servidores”, complementou.
"Essa iniciativa reforça nosso compromisso de garantir que o Programa de Gestão de Desempenho seja um modelo de gestão do serviço público cada vez mais eficiente e transparente. Ao melhorar a experiência do usuário no sistema, contribuímos com o principal objetivo do programa, que é promover o trabalho orientado a resultados, com a oferta de serviços de qualidade alinhados às necessidades e expectativas dos cidadãos", afirmou o secretário de Gestão e Inovação (Seges), Roberto Pojo.
A equipe de especialistas em experiência do usuário do LabQ realizou a análise da usabilidade da jornada e das telas do sistema PGD Petrvs, buscando identificar elementos passíveis de melhorias para os usuários. O objetivo foi contribuir para tornar os fluxos do sistema mais fluidos e ágeis, reduzindo assim os pontos de possíveis dificuldades, queixas ou insatisfação por parte dos usuários que participam do PGD. Até o final do ano, as medidas sugeridas, com foco no usuário, devem ser implantadas pela Seges.
LabQ
O LabQ é um laboratório que trabalha com experiência do usuário (UX) e redesenho de serviços públicos digitais, com o olhar voltado ao cidadão. Seu objetivo é colaborar com gestores para oferecer serviços que atendam às necessidades dos cidadãos da forma mais simples e amigável possível.
Até o momento, já foram realizados mais de 200 projetos em serviços públicos e foram ouvidos mais de 3 mil usuários pelos técnicos da Secretaria de Governo Digital (SGD), com foco na melhoria dos serviços para os cidadãos. Alguns parceiros do LabQ são o FGTS Digital, CadÚnico, INSS, Bacen, SPU e Ministério da Cultura.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
A Receita Federal estima recuperar aproximadamente 400 milhões de reais entre tributos e multas devidos até o momento.
Objetivo do bloqueio é evitar a recepção de eventos S-1210 e S-2501 na versão S-1.2 que não serão lidos pelo Extrator da DIRF.
As notas técnicas n.12/2024 e 13/2024 foram publicadas no DEJT de 8/11
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Medida visa salvaguardar direitos e garantias fundamentais
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Para a confederação do comércio, 2025 será “mais desafiador” no setor diante da tendência de aperto monetário, pelo menos no primeiro semestre
O país amarga uma taxa de desemprego mais alta para a população negra, principalmente, para as mulheres negras
A medida vale para empresas que tenham iniciado suas operações antes da vigência da lei e que atendam a critérios de inovação e potencial de crescimento estabelecidos em regulamento
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF