INSS oferece três opções de alíquotas diferenciadas para quem é do Lar
Notícia
Veja 5 estratégias essenciais para colocar o controle de custos em prática
Dominar como fazer o controle de custos é essencial para o empregador em todos os momentos, e não apenas na hora de economizar.
01/01/1970 00:00:00
O controle de custos é uma das principais dores da gestão nas empresas e é uma estratégia recorrente utilizada quando as condições do mercado são desafiadoras.
No entanto, é importante lembrar da importância do controle de custos nas empresas, e do seu impacto na lucratividade, mesmo quando a situação econômica estiver melhor. Afinal, controlar os custos de maneira rigorosa fortalece as empresas e proporciona flexibilidade adicional para investir em oportunidades de crescimento.
Ainda assim, identificar métodos eficientes de controle de custos pode ser um processo desafiador e demorado, mesmo para profissionais do setor financeiro.
Veja dicas para ajudar a colocar o controle de custos em prática.
1. Envolva todos os colaboradores
Um controle de custos eficiente é uma medida que precisa fazer parte da iniciativa de todos os colaboradores da empresa. Desafie os colaboradores a identificar maneiras eficientes para a empresa economizar tempo ou dinheiro.
Com um pouco de reflexão, é possível identificar processos que podem ser melhorados, ineficiências, redundâncias e atividades que trazem baixo retorno em relação ao investimento.
Também é uma boa ideia consultar seus parceiros externos, incluindo fornecedores e profissionais da área de vendas, para obter ideias sobre como sua empresa pode reduzir despesas. Outro meio de reduzir custos e tornar a operação mais eficiente é avaliar a redução de despesas e a revisão de contratos existentes.
Considere mudanças nos termos de pagamento e pedidos. E, por fim, recompense os colaboradores que contribuíram e tiveram suas ideias implementadas.
2. Seja mais sustentável
Avalie formas de economizar custos de energia. Suas luzes de escritório e equipamentos são todos eficientes em termos de energia? E quanto ao seu sistema de aquecimento e ar condicionado? Examine também opções como películas para janelas e painéis solares que podem ajudar a reduzir despesas.
3. Reduza seu espaço de escritório
Avalie se sua empresa está utilizando totalmente o espaço físico de escritório. Talvez existam escritórios vazios em seu prédio que possam ser alugados.
Se você tem colaboradores que trabalham remotamente com frequência, o espaço pode ser reduzido e isso gera diminuição de custos e, por consequência, possui impacto positivo na lucratividade da empresa.
Outra maneira de utilizar o espaço de maneira inteligente é configurar estações de trabalho compartilhadas.
4. Trabalhe com profissionais por projetos
Outro ponto que tem impacto positivo sobre a lucratividade da empresa é contratar consultores por projetos. Essa modalidade de trabalho permite com que as empresas ajustem a gestão das equipes conforme as oportunidades de negócios que surgem.
Ao trabalhar com profissionais contratados para projetos específicos, é possível acessar rapidamente a experiência e habilidades especializadas dos consultores conforme necessário e controlar os custos da maneira mais efetiva e assertiva possível.
5. Desafie o financeiro
Todo o pessoal financeiro, não apenas os contadores de custos, devem estar atualizados sobre o controle de custos. Se for necessário, forneça treinamento adicional.
Trabalhe com sua equipe financeira para analisar quais são os fatores que impactam o controle de custos e a lucratividade da empresa. Uma análise profunda sobre o negócio permite identificar quais são os pontos-chave que necessitam de ajustes.
Mesmo em tempos econômicos favoráveis, o controle de custos é importante porque ele melhora a capacidade de sua empresa operar da maneira mais efetiva possível. É melhor realizar o controle de custos do que ter que cortar os custos em um momento de aperto. Ao ser proativo e focar continuamente em métodos de controle de custos, você será menos propenso a reagir abruptamente às mudanças do mercado.
Com informações Robert Half
Notícias Técnicas
Mudanças incluem substituição da Decred, descontinuada a partir de janeiro de 2025.
O entendimento que se consolida representa expressiva vitória para os contribuintes na interpretação da legislação de compensação tributária e demonstra a essencialidade do apoio de uma equipe jurídica para o assessoramento das empresas.
A matéria será submetida ao Pleno para fixação de tese a ser aplicada a todos os casos semelhantes
Evento, com a participação do ministro em exercício Chico Macena, discutiu o FGTS e suas aplicações no setor habitacional, com foco no fim do Saque-Aniversário, que tem impactos negativos nos financiamentos ao afetar as reservas do Fundo
Documento deve ser apresentado ao INSS a cada três meses
Segurado precisa arcar com a contribuição previdenciária de forma integral
A utilização deste período ocorrerá mediante a averbação do tempo de contribuição ou tempo de serviço prestado no exterior, a fim de requerer um benefício previdenciário
Essa medida deve valer eventualmente, no entanto o sistema do governo ainda não foi atualizado e não é possível fazer o cruzamento desses dados.
Com a atualização, serviço é simples e rápido
Notícias Empresariais
Trabalhadora terá direito a indenização pela estabilidade provisória
Conflitos no trabalho são comuns, mas quando eles escalam a ponto de colocar em risco a produtividade e o bem-estar da equipe, é hora de agir.
Em um cenário em que vemos um “boom” no empreendedorismo, quase 50% das empresas fecham três anos após sua abertura, conforme apontado pelo IBGE em 2023
Pesquisa do IBGE aponta que interesse é maior por iniciativas relacionadas a resíduos sólidos, reciclagem e reuso, seguidos por eficiência energética
Descubra os requisitos, valores e procedimentos para acessar o benefício oferecido pelo INSS em casos de demissão sem justa causa.
Salário é o fator que menos impacta o engajamento dos colaboradores, revela Pesquisa da Betterfly.
Empresas do Simples Nacional podem reaver ICMS ST pago indevidamente via judicial. Identifique valores pagos a mais, reúna documentos e ajuíze ação para recuperação.
As três faixas que concentraram o aumento de vagas preenchidas foram as de 40 a 49 anos (alta de 0,5%), de 50 a 59 (0,4%) e de 60 anos (0,3%)
Notícias Melhores
A adaptação a um modelo digital pode parecer desafiadora. No entanto, é crucial entender os benefícios e os passos necessários para essa transformação.
A adoção de práticas de Compliance sólidas não apenas fortalece a empresa contábil internamente, mas também gera um impacto significativo na relação com seus clientes
No Brasil, a contratação de um contador não é apenas uma prática recomendada, mas uma exigência legal para candidatos e partidos políticos durante as campanhas eleitorais
A Sociedade Anônima é uma empresa onde o capital é dividido em ações
Microempresas compõem uma grande parcela dos tipos de negócio no Brasil. Principal característica é o faturamento, de até R$ 360 mil
Saber como contornar essa condição é fundamental para o bem-estar profissional e pessoal
Lei impõe restrições para casos específicos
Descubra o que fazer se você esqueceu ou perdeu o prazo do IR
Vínculo empregatício em aberto é um dos motivos de instituto negar concessão
Especialista dá explica como evitar cair nessas fraudes