Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Notícia
Maioria dos colaboradores ignora comunicados corporativos. O que fazer?
Um dos grandes obstáculos para as empresas se conectarem melhor com os colaboradores está na comunicação.
01/01/1970 00:00:00
Os desafios corporativos em relação ao engajamento dos colaboradores vai muito além das estratégias para mantê-los felizes, motivados e dispostos a seguir no negócio. Segundo o relatório Trend Report C.I., da Comunica.in, realizado a partir da análise de comportamento de 270 mil profissionais, um dos grandes obstáculos para as empresas se conectarem melhor com os colaboradores está na comunicação. O estudo revela, por exemplo, que 6 a cada 10 funcionários não fazem a mínima questão de ler comunicados soltados pelas companhias.
Para o consultor e especialista em Recursos Humanos, Agnaldo Silva, isso se dá porque muitas organizações não tornam a sua comunicação menos burocrática, se apegando a métodos únicos para todos os funcionários e não focando em identificar o que funcionaria melhor para cada um e para cada setor.
“Será que a mesma forma de se comunicar com colaboradores no escritório, que usam celulares e computadores ao longo do expediente, é igualmente funcional para quem faz trabalhos braçais no chão de fábrica? Obviamente que não. Não adianta, então, mandar dezenas de e-mails, por exemplo. É necessário pensar estrategicamente não apenas para que a informação seja acessível a todos, mas também para que seja interessante”, diz.
Comunicação tem que ser estratégica
Em artigo, a CMO do Comunica.in, Lana Wigand (capa), ressalta que a comunicação não pode ter excessos. Não é anormal que alguns comunicados cheguem às pessoas com textos grandes, linguagem extremamente formal, sem destaque dos pontos principais e também sem qualquer indicador de relevância. De tal modo, é fácil que passem despercebidos.
“Comunicadores internos são curadores de conteúdo e responsáveis pelos comunicados que chegam até o colaborador. O primeiro passo é, então, fazer alguns autoquestionamentos: Como estamos estimulando a atenção do público interno? Estamos contribuindo para a sobrecarga de informações que chegam até esses trabalhadores? É preciso bom senso, empatia e, quando possível, se utilizar das ferramentas e tecnologia disponíveis para se comunicar de forma mais inteligente e eficiente”, diz.
Silva corrobora que as organizações precisam ter a compreensão de que, quando 60% dos profissionais ignoram comunicados, o problema está nelas e não nos colaboradores.
“Os comunicados não têm que ser chatos. Eles devem ser objetivos, chamativos e, se possível, abordados de diversas formas e linguagens. Não se limite ao e-mail, use o WhatsApp, banners internos, canais de comunicação, o que facilitar para que chegue da base da empresa à alta gestão. Desapegue de preconceitos como ‘o brasileiro não gosta de ler’, pois esse tipo de estereótipo acomoda as empresas, que culpam os colaboradores por não se preocuparem com comunicados falhos”, orienta.
Outros pontos destacados no estudo da Comunica.in revelam que as ONGs conseguem alto engajamento com as suas comunicações, sendo vistas por 74,5% dos envolvidos. O setor de indústrias fica com o índice mais positivo entre as atividades de mercado, com 51,6% de taxa de abertura, enquanto o pior saldo é o do setor imobiliário, que não chega nem aos 24%. A recomendação de Lana é que as empresas busquem identificar o que é relevante e o que não para melhorar suas estratégias.
“É importante buscar equilíbrio entre o que deseja comunicar e o que as pessoas precisam/querem saber. O processo de escuta do público interno, por meio de pesquisas, é essencial para encontrar esse equilíbrio. Descubra as preferências em questão de conteúdo, o que é relevante de fato para cada público, os canais mais eficientes, horários, etc. Assim, é possível criar conteúdos cada vez mais relevantes e transparentes. Antes de se comunicar, defina qual é o objetivo da sua comunicação. Informar, parabenizar, educar sobre algum assunto, convidar para uma ação etc.”, finaliza.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
A Receita Federal estima recuperar aproximadamente 400 milhões de reais entre tributos e multas devidos até o momento.
Objetivo do bloqueio é evitar a recepção de eventos S-1210 e S-2501 na versão S-1.2 que não serão lidos pelo Extrator da DIRF.
As notas técnicas n.12/2024 e 13/2024 foram publicadas no DEJT de 8/11
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Medida visa salvaguardar direitos e garantias fundamentais
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Para a confederação do comércio, 2025 será “mais desafiador” no setor diante da tendência de aperto monetário, pelo menos no primeiro semestre
O país amarga uma taxa de desemprego mais alta para a população negra, principalmente, para as mulheres negras
A medida vale para empresas que tenham iniciado suas operações antes da vigência da lei e que atendam a critérios de inovação e potencial de crescimento estabelecidos em regulamento
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF