Desde auditoria e controladoria a compliance, cada cargo exige diferentes habilidades, que devem incluir capacidade de adaptação às tecnologias e regulamentações do mercado
Notícia
Marketing Contábil pelo Whatsapp: Use essa estratégia simples e eficiente para comercializar seus serviços
Uma empresa contábil que não está crescendo rapidamente, está morrendo lentamente
01/01/1970 00:00:00
Todo empresário contábil tem como obrigação se tornar expert em vendas dos serviços da sua empresa.
Afinal, não existe pessoa melhor do que o dono para apresentar o seu negócio, encantar o prospecto e fechar novos contratos todos os meses.
Das várias estratégias para conquistar clientes contábeis, tem uma que é absurdamente simples, barata e eficiente — e que não há motivos para você não começar a colocá-la em prática agora mesmo.
É a maneira mais fácil de fazer o marketing do seu escritório contábil pelo Whatsapp e agendar reuniões com novos prospectos.
Etapa 1: Apresentando os seus serviços
Você vai selecionar alguns contatos de pequenos empresários do seu Whatsapp e enviar a seguinte mensagem:
Oi meu amigo! Tudo bem? Aqui é o [seu nome], não sei se lembra de mim! Eu estruturei um negócio de contabilidade e estou atendendo alguns clientes com um perfil parecido com o seu negócio. Atualmente nós temos diversas soluções que podem potencializar o resultado do seu negócio.
Podemos agendar para amanhã um bate-papo para que eu possa conhecer um pouco mais sobre o estágio de maturidade da sua empresa e eu buscar uma solução para ajudar a crescer o seu negócio?
Com isso, alguns já vão te retornar e buscar mais informações para agendar uma reunião presencial ou por videoconferência.
Aí será a sua vez de caprichar na apresentação da proposta dos seus serviços contábeis e realizar o fechamento deste cliente.
Duas dicas importantes:
- Envie as mensagens uma por uma, sem usar uma lista de transmissão, porque muitas pessoas bloqueiam o celular para não receber mensagens em massa.
- Caso você vá enviar para o público feminino, é só trocar ali no início para “Olá, querida!” ou “Olá, amiga””.
Etapa 2: Reforço da mensagem
É verdade também que a maioria das pessoas vai ignorar seu primeiro envio e você deve encarar isso com naturalidade.
Afinal, o dia a dia de todo empresário é muito corrido e é comum que informações não consideradas urgentes fiquem esquecidas no final da fila do Whatsapp.
Então para os que não responderam, você vai enviar uma mensagem de reforço:
“Sei que sua vida está muito corrida, por isso não deve ter tido tempo de responder minha mensagem. Mas olha, eu tô enviando aqui algumas das soluções para ajudar o seu negócio a crescer. Caso alguma delas faça sentido, por favor, me procure. Um abraço!”
Você pode enviar uma imagem dessas que dá para fazer no Canva com os seus principais serviços.
Ou, se quiser caprichar, mande uma apresentação dos seus serviços contábeis, com depoimentos de clientes e mostrando que você fará um atendimento assertivo e ágil para esse seu prospecto.
Etapa 3: Acompanhamento
Se ainda assim você não obtiver uma resposta, não desanime. Em qualquer processo de prospecção, você vai ouvir muito mais “Não” do que “Sim”.
O segredo é você continuar se mostrando prestativo para esse prospecto, compartilhando periodicamente conteúdos que façam sentido para o negócio dele.
Praticamente todas as empresas têm dificuldades em áreas como tributação, gestão financeira e gestão de pessoas, por exemplo.
Que tal compartilhar artigos sobre essas áreas a cada 15 dias com essas pessoas que não responderam para você?
“Oi meu amigo, tudo bem? Estava vendo esse conteúdo e lembrei da sua empresa. Segue para você avaliar se pode ajudar de alguma forma. Tenha um ótimo dia!”
Simples assim!
Essa é uma forma dessa pessoa estar sempre lembrando de você. E assim que surgir a necessidade de um serviço prestado pela sua empresa, tenha certeza que você estará entre os primeiros que serão procurados.
Outro segredo é você manter o status do Whatsapp com informações atualizadas sobre o seu negócio.
Afinal, como você vai estar enviando mensagens recorrentemente para as pessoas, é natural que elas sejam atraídas pela sua postagem no status.
E, com isso, poderão ter ainda mais clareza sobre como os seus serviços contábeis podem ajudá-las.
Dica final: Não use apenas uma estratégia
Essa estratégia é o que existe de mais básico para você fazer agora e obter resultados, mas não se limite a isso.
Procure fazer um bom perfil no Google Meu Negócio, produzir conteúdo de qualidade para as redes sociais e desenvolver um site atrativo.
Tenha em mente também que 80% dos clientes contábeis, normalmente, costumam vir por indicação.
Construa uma boa relação com os seus clientes, para que eles o indiquem para outros empresários.
E não fique parado esperando. Peça para eles indicarem você e estude até mesmo oferecer um desconto no honorário a cada nova indicação que fechar contrato com sua empresa contábil.
O que você não pode é se contentar em ficar estagnado nos mesmos resultados e não oxigenar seu negócio com novos clientes todos os meses.
Afinal, uma empresa contábil que não está crescendo rapidamente, está morrendo lentamente.
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