Em 2025, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram o ano com uma notícia que gerou alívio e expectativa: o reajuste dos benefícios previdenciários, incluindo o tão aguardado 13º salário
Notícia
Compliance: os primeiros passos para implementar um programa nas empresas
Saiba como implantar um canal de denúncias para promover a ética em seu negócio
01/01/1970 00:00:00
O canal de denúncias nas empresas, como o nome sugere, é um meio criado para receber as denúncias dos colaboradores. Ele é uma ótima alternativa para promover uma cultura ética e de valor dentro da organização.
Afinal, sempre que um colaborador se sentir ameaçado ou sofrer alguma injustiça, pode recorrer à empresa para ajudar a solucionar o seu problema da melhor maneira possível.
O canal de denúncia é uma ferramenta importante para promover a ética no ambiente de trabalho. Isso porque, na correria do dia a dia, nem sempre os gestores conseguem ficar de olho em todos os colaboradores durante toda a jornada. Dessa forma, não há como saber se está acontecendo alguma injustiça ou assédio dentro da empresa.
Sendo assim, o canal de denúncias é a forma mais eficaz para se ter a certeza de que se o colaborador tiver algum problema, tentará resolver com a empresa antes de prejudicar a sua saúde mental e física, o seu emprego e também a imagem da organização.
Inclusive, as entrevistas demissionais podem ser utilizadas como um canal de denúncias. Porém, vale ressaltar que é muito mais interessante o colaborador falar o seu problema, para tentar resolvê-lo, antes de pedir demissão.
Assim, há a oportunidade de interferir antes que isso se transforme em um processo judicial ou que aconteça algo que prejudique a imagem, a confiança e a credibilidade da empresa no mercado.
A seguir, algumas dicas de como criar um canal de denúncia nas empresas:
Crie e compartilhe um código de conduta
Antes de ter e divulgar um canal de denúncias é preciso ter um ótimo código de ética e de conduta. Ele é um documento que orienta os colaboradores sobre o que é (ou não) aceito pela organização.
Afinal, precisamos considerar que cada pessoa tem a sua individualidade e também a sua percepção sobre os fatos. Por isso, orientar os colaboradores sobre como deve acontecer todo o fluxo de trabalho (falando sobre os valores, a ética, a transparência e outros) é essencial. Também é importante realizar treinamento e capacitação de funcionários sobre ética.
Além disso, vale ressaltar a importância de trabalhar com programas de compliance e integridade corporativa. Eles tornam o ambiente organizacional mais ético e garantem a conformidade nas medidas anticorrupção, fraudes e outros dentro da empresa.
Escolha um canal
O canal de denúncias nas empresas deve ser bem organizado. Afinal, o processo não pode ser bagunçado, tampouco não funcionar corretamente. Por isso, estabeleça uma política sobre como será realizado, por exemplo: receber a denúncia; avaliá-la pelo comitê; promover uma resposta ao colaborador; providenciar as ações a serem realizadas.
Da mesma maneira, é fundamental determinar:
- categorias de denúncia: como assédio, suborno, fraude, corrupção e outros;
- formas de recebimento: como telefone, e-mail, WhatsApp, chat, formulário no site, campo personalizado no sistema ou formulário físico.
Crie um comitê
É preciso criar um comitê para avaliar as denúncias dos colaboradores. É importante que sejam pessoas neutras e que não estejam diretamente relacionadas ao dia a dia dos colaboradores.
Afinal, imagine que você inseriu um gestor no comitê; certamente os colaboradores podem se sentir receosos de realizar alguma denúncia contra ele, certo?
Por isso, escolha algumas pessoas que sejam imparciais, tais como: profissionais do Jurídico, uma equipe de Auditoria ou até mesmo alguém da área de Recursos Humanos.
Além disso, é importante que o colaborador tenha a segurança de que pode fazer uma denúncia de forma anônima.
Promova campanhas
As campanhas de conscientização também são essenciais para mostrar aos colaboradores que eles têm à disposição um recurso interessante para denunciar os casos que consideram inadequados dentro da organização.
Campanhas humanizadas, como "dedo duro do bem", são ideias inteligentes para mostrar que as situações abusivas não podem acontecer dentro da empresa. Também é importante criar palestras e debater esse assunto nas reuniões, mostrando a importância de evitar os dilemas éticos no ambiente organizacional.
Sendo assim, invista em uma boa divulgação constante: nos murais de comunicação interna; nos grupos do WhatsApp; no site da empresa; no software de comunicação interna etc.
Trabalhe com testes
Promova testes para conferir qual é a melhor maneira de trabalhar com o canal de denúncias nas empresas. Por exemplo, imagine que você pensou em investir em um formulário no site para coletar as denúncias. No entanto, os colaboradores não estão preenchendo.
Então, talvez eles não se sintam confortáveis em promover esse tipo de denúncia no universo digital, por considerar que talvez isso não seja realizado de forma anônima. Nesse caso, tente implementar a campanha dentro da empresa, inserindo uma urna com os formulários e em um ambiente sem câmeras de segurança.
Aqui, o grande segredo é realizar testes para conferir qual é o melhor formato do canal de denúncias para a sua empresa.
Mensure os resultados do canal de denúncias nas empresas
Crie indicadores para acompanhar e monitorar se o canal está sendo utilizado da maneira que a empresa planejou. Verifique se as denúncias estão acontecendo e também se a organização está sabendo lidar com elas. Além disso, é preciso ressaltar que é sempre necessário promover um retorno ao colaborador.
Caso contrário, a equipe pode pensar que o canal não funciona, pois eles denunciam e nada acontece! Ao receber a denúncia, realize a investigação interna para confirmar se, de fato, ela é real. Depois disso, tenha um bom plano de ação para agir quando há algo errado.
O canal de denúncia é essencial para que o colaborador tenha um recurso para divulgar os atos inadequados que estão acontecendo dentro da organização. Isso melhora o clima organizacional e é uma ótima oportunidade para implementar ações de melhoria constante, promovendo a ética e a integridade no ambiente de trabalho.
Notícias Técnicas
A Carteira do Idoso é uma ferramenta importante para promover a inclusão social, oferecendo benefícios que facilitam o acesso a serviços essenciais e atividades culturais, contribuindo para uma vida mais ativa e integrada
O credor que comparece à audiência para negociar o superendividamento de cliente, mesmo que não proponha acordo, não está sujeito às sanções previstas no artigo 104-A, parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor, de acordo com o entendimento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça
Avanço expressivo da indústria brasileira é resultado do esforço do governo Lula em neoindustrializar o país
É importante para o Banco Central avaliar impactos provenientes do crescimento do mercado de “bets” sobre a estabilidade financeira e a transmissão da política monetária no país, disse nesta terça-feira, 8, o presidente da autarquia, Gabriel Galípolo
Plano do relator é incorporar ao novo texto dispositivos que criam uma alíquota de 15% sobre lucros e dividendos, conforme previsto na proposta aprovada em 2021
Nesta primeira fase da operação, aproximadamente 900 mil empresas serão notificadas via DET para regularizar pendências no recolhimento do Fundo de Garantia
O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 começou hoje, 17 de março, e segue até o dia 31 de maio. Com isso, muitos contribuintes já devem se organizar para evitar contratempos com a Receita Federal
O presente artigo verifica se essa decisão também encerrou a discussão sobre a tributação das contribuições previdenciárias, considerando recente precedente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf)
O governo federal iniciou mudanças significativas no programa Bolsa Família em 2025, com foco especial em um grupo que vem crescendo nos cadastros do programa: as famílias unipessoais, ou seja, compostas por apenas uma pessoa
Notícias Empresariais
William Guimarães, 34, trabalhava como vendedor em uma loja da Vivo em Manaus e viu de relance uma colega, sentada na mesa ao lado, levantar em um salto enquanto um homem apontava um revólver para ela
A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) é um documento essencial que deve ser apresentado anualmente por todos os microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil
Resultado tem impulso de políticas públicas; incerteza externa preocupa para 2025
Desde que retornou à Casa Branca em 20 de janeiro, o republicano impôs diversas tarifas sobre diferentes países e produtos — por vezes atrasando ou revertendo algumas de suas decisões
Eu tinha acabado de pedir demissão do meu cargo de diretora de contas em uma grande agência de propaganda de São Paulo para virar uma nômade digital, trabalhando enquanto viajava pelo mundo
Mesmo que o investimento seja menor, as microfranquias ainda têm riscos. Por isso, de acordo com especialista, o empreendedor precisar estar atento, pesquisar sobre a marca e o suporte que ela oferece
Medidas do governo dos EUA podem destruir cadeias produtivas e abalar a economia; economista desmonta os mitos sobre o déficit comercial
Trump ameaçou taxar a China novamente caso o país não retire suas retaliações
Analisamos o conceito de acidente de trabalho no home office, os deveres do empregador, as implicações legais e as responsabilidades compartilhadas, além de destacar os desafios que surgem com esse novo modelo de organização do trabalho
Contribuinte tem até o dia 30 de maio para concluir o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade