Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Notícia
A receita para crescer enquanto o mercado encolhe
A crise levou as confecções a reduzir sua produção em 15,9% nos últimos dois anos, de acordo com levantamento conduzido pela consultoria MacroSector, com base em dados do IBGE.
01/01/1970 00:00:00
A crise levou as confecções a reduzir sua produção em 15,9% nos últimos dois anos, de acordo com levantamento conduzido pela consultoria MacroSector, com base em dados do IBGE.
Trata-se da maior queda no ritmo de atividade da história do setor. Em dois anos, 1.643 confecções fecharam as portas no Estado de São Paulo, de acordo com o Sindivestuário.
A 2Rios, fabricante de lingeries há quase 30 anos, não escapou dos efeitos da recessão. Em 2015, a empresa catarinense foi forçada a cortar 10% a produção.
Matheus Diogo Fagundes, presidente da 2Rios, com sede em Joinville (SC), diz que à época deparou com duas alternativas.
Primeira: continuar reduzindo o tamanho da empresa à espera da retomada da economia. Segunda: agir para expandir o negócio mesmo na crise. Escolheu a segunda opção.
A 2Rios era uma empresa de médio porte, com 170 empregados, com uma marca popular, voltada para as classes da chamada base da pirâmide de renda.
No segundo semestre de 2015, Fagundes decidiu virar o jogo. Reforçou o time com profissionais com experiência no setor, de 26 para 46 pessoas, e passou a colocar a marca em butiques.
Ao estudar o mercado de lingeries identificou que o nicho de lingeries plus size, que já vinha sendo produzidas havia seis anos, podia ser melhor explorado.
“Conseguimos colocar a 2Rios ao lado de grandes marcas e desenvolvemos modelagem específica para os tamanhos maiores de lingerie”, diz. Deu certo.
Há dois anos, a 2Rios contratou a modelo Aline Zattar, miss plus size, para exibir as lingeries da marca.
Neste ano, a campanha de marketing , que será feita em Nova York, vai contar com a modelo Fluvia Lacerda, considerada a Gisele Bündchen do plus size.
Com essas e outras ações para reduzir custos e elevar a produtividade, os volumes da 2Rios cresceram 40% neste ano, à razão de 200 mil peças por mês.
Ao mesmo tempo em que adotava medidas para enfrentar um mercado interno recessivo, Fagundes decidiu entrar firme no comércio eletrôinico e fincar pé de vez no mercado externo, que já absorve 20% da produção.
A 2Rios exporta há 14 anos para Europa, América do Sul, Estados Unidos e Japão, principalmente. Em 2015, Fagundes entendeu que era a hora de montar um centro de distribuição (CD) nos EUA.
“Não dá para ficar só se queixando da crise e esperar que a melhora do negócio venha com ações de fora da empresa. As tomadas de decisões do governo são lentas. O trabalho tem de ser interno, com equipe engajada para atingir resultados”, diz.
A virada que a 2Rios fez no negócio está mais para exceção do que para regra, de acordo com Ronald Masijah, presidente do Sindivestuário, sindicato que representa os fabricantes de roupas no país.
De acordo com o sindicato, 1.643 confecções fecharam as portas em dois anos no Estado de São Paulo.
As que sobreviveram até agora, diz ele, estão descapitalizadas, tanto que nos dois anos de crise 2,1 mil confecções não conseguiram sequer pagar a contribuição sindical patronal obrigatória, como determina a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
“As fábricas que ainda operam enfrentam queda de até 20% na produção, a maior dos últimos 40 anos.”
Levantamento da MacroSector mostra que a crise levou a indústria de transformação a reduzir a produção em praticamente 18%, em média, nos últimos dois anos.
Em alguns setores, o tombo superou os 30%, como o de veículos, o de equipamentos para informática e o de produtos eletrônicos e óticos. Veja no quadro abaixo a redução da produção por setor.
“Os setores que mais reduziram a produção são principalmente aqueles relacionados com investimentos. O cruel é que se o país reduz o investimento, ele rouba o crescimento presente e futuro”, diz Haroldo Silva, economista da MacroSector.
A redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, e a expectativa de uma inflação menor são boas notícias para os empresários neste início de ano, na avaliação de Masijah. “Só que quanto maior o desemprego, menor a venda, e esse cenário não mudou.”
De acordo com ele, a recuperação da economia será em marcha bem mais lenta do que foi em crises anteriores. “Ninguém está com coragem de investir e recontratar.”
Em conversa recente com donos de confecções que produzem para grandes redes, diz ele, só há reclamação de falta de pedidos, o que, na avaliação de Masijah, indica que a onda de quebradeira de confecções deve se arrastar em 2017.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
A Receita Federal estima recuperar aproximadamente 400 milhões de reais entre tributos e multas devidos até o momento.
Objetivo do bloqueio é evitar a recepção de eventos S-1210 e S-2501 na versão S-1.2 que não serão lidos pelo Extrator da DIRF.
As notas técnicas n.12/2024 e 13/2024 foram publicadas no DEJT de 8/11
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Medida visa salvaguardar direitos e garantias fundamentais
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Para a confederação do comércio, 2025 será “mais desafiador” no setor diante da tendência de aperto monetário, pelo menos no primeiro semestre
O país amarga uma taxa de desemprego mais alta para a população negra, principalmente, para as mulheres negras
A medida vale para empresas que tenham iniciado suas operações antes da vigência da lei e que atendam a critérios de inovação e potencial de crescimento estabelecidos em regulamento
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF