Adesão vai até 15 de dezembro de 2024 e inclui pagamento de imposto de renda e multa
Notícia
O que sua empresa deve aprender com uma startup
Depois, grandes negócios de outros ramos fizeram essa ponte e, hoje, pequenas e médias empresas compram soluções feitas por startups.
01/01/1970 00:00:00
As startups parecem, para muitos empreendedores, um negócio de outro mundo. Mas algumas táticas que elas usam podem servir de inspiração para qualquer empreendimento que queira se reinventar ou crescer.
O gerente executivo da ABStartups, Guilherme Junqueira, conta que o contato entre essas startups e empresas mais tradicionais começou com as gigantes da tecnologia, como Google e Microsoft. Depois, grandes negócios de outros ramos fizeram essa ponte e, hoje, pequenas e médias empresas compram soluções feitas por startups.
Para Ana Fontes, empreendedora e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, essa aproximação ainda pode melhorar. "Ainda existem o mundo das PMEs e o mundo das startups. Há muito a ser feito nesse sentido", afirma.
Considerar como empresas inovadoras funcionam se torna ainda mais importante em um cenário de crise, segundo Marcílio Riegert, CEO da Start You Up. "Esse momento abre a possibilidade de rediscutir o modelo de negócios e pensar se alguns custos são necessários. Não dá para fazer a mesma coisa e esperar outro resultado", afirma.
Por isso, veja seis ensinamentos das startups que seu negócio deveria adotar:
1. Arriscar em busca da inovação
Ficar de olho nessas empresas pode ser útil se seu negócio precisa de renovação. "Inovar está no DNA das startups, porque elas tentam redefinir o mercado em que estão entrando. Quando os empreendimentos crescem, não querem mais ter esse risco", afirma Riegert.
Mas as ideias só surgem porque há a mentalidade de que errar não é pecado dentro das startups, diz Junqueira. "Você tira uma grande lição de cada um desses erros. Ele é encarado como descobrir outra maneira de não fazer algo, ou seja, chegar mais perto da forma certa".
2. Sair do mundo da imaginação e testar seu produto
Muitas empresas continuam criando como se fazia há séculos. Elas pensam no produto, acham que ele é o melhor que pode ser criado, põem na prateleira e só depois de todo investimento vão perceber se o cliente quer ou não, explica Junqueira.
Se as startups querem criar um produto ou serviço, primeiro elas testam. Ana aconselha não ficar só nas pesquisas de opinião, porque os brasileiros costumam responder positivamente mesmo que, na prática, não comprem. Crie um mínimo produto viável (o chamado MVP), coloque no mercado e veja se ele consegue conquistar consumidores.
3. Fazer grandes projetos com um orçamento enxuto
O que fazer quando as contas apertam? Nesses momentos de crise, é preciso trabalhar com que a empresa já tem disponível, esperando, no futuro, algum investimento. Isso é justamente o que as startups fazem: criam uma solução com seus recursos e, às vezes, a ideia funciona. Para Riegert, esse é um grande aprendizado para as empresas mais tradicionais.
4. Saber escolher e manter os melhores
Um ponto importante é a gestão da equipe, tanto na parte de seleção quanto na de retenção de talentos. Nas startups, há um investimento de dinheiro e de tempo. "Na correria do dia a dia, as pequenas e médias empresas não dedicam tanto tempo ao processo seletivo. Quando você não seleciona bem, reter também fica mais difícil", diz Ana.
Segundo Junqueira, é preciso notar a forma como os funcionários são engajados: criando uma causa e oferecendo novos desafios. "Não basta ter uma empresa que vende e lucra se ela não levar em consideração que os funcionários devem estar engajados pela filosofia da empresa e pelo que ela faz".
5. Sempre colaborar
Outro aspecto importante é a colaboração: não só entre o próprio time, mas também com investidores e até mesmo concorrentes. Isso porque muitos donos de startups se conhecem antes mesmo de abrir a empresa, em um espaço de coworking.
"O ambiente ajuda muito no relacionamento: sem baias dividindo as pessoas, como acontece em um escritório", afirma Junqueira. Quando o negócio é criado, o chefe trabalha ao lado dos funcionários, como herança desse modelo.
6. Divulgar e vender é prioridade
As startups costumam ter em mente que a área de comunicação é essencial para que o produto ou serviço seja vendido. Segundo Ana, muitas pequenas e médias empresas ficam envolvidas em elaborar e consideram as vendas como segunda prioridade. "Vender é a questão de existência das empresas, e as startups focam muito em trabalhar a comunicação sobre seu produto ou serviço".
Notícias Técnicas
Manter os dados atualizados no cadastro do INSS é fundamental para que os requerimentos sejam analisados em menor tempo
Nova etapa do PAT-RTC inclui Grupo Técnico que vai tratar do split payment, método de pagamento que segrega, no momento da liquidação financeira da operação comercial, o imposto a ser recolhido
Medida deve gerar uma arrecadação adicional de R$ 16 bilhões no próximo ano
Entenda as regras e como comprovar que sofre a doença
Essa modalidade de empréstimo permite que o desconto direto no contracheque comprometa até 45% do benefício
Secretária-executiva do MGI, Cristina Mori, e outros representantes da pasta participaram de debates sobre o tema durante o Fórum de Inovação para o setor público, em Brasília (DF)
Acumulado dos oito primeiros meses do ano é deficitário em R$ 99,997 bilhões
Nenhuma instância trabalhista vai cobrar valores adicionais para agilizar a liberação de pagamentos.
Entidades investigadas precisam provar que aposentados e pensionistas autorizaram o desconto
Notícias Empresariais
Artigo para a campanha Outubro Rosa, a respeito dos direitos trabalhistas das mulher com câncer.
Com a publicação da Lei nº 14.973/24, a reoneração da folha será aplicada de forma escalonada, exigindo ajustes no sistema eSocial para minimizar os impactos sobre empresas e municípios.
Este é o primeiro caso de estabelecimento da integração de identidade digital transfronteiriça da América Latina
Mudanças no Portal Único de Comércio Exterior têm potencial de gerar economia de mais de US$ 40 bilhões por ano de economia para os operadores de comércio exterior do Brasil
Mais de 3 mil empresas foram notificadas por discrepâncias tributárias e têm prazo para ajuste antes da imposição de penalidades.
Resolução do CNJ amplia métodos consensuais a fim de reduzir o volume de processos
Estudo inédito com quase 3.000 entrevistados globais aponta que mais de 80% dos postulantes usaram sistemas de ia para melhorar ou exagerar habilidades nas suas candidaturas de emprego
Aquelas que não se atentarem a essa mudança e não reportarem corretamente estes quesitos, podem sofrer penalidades desagradáveis, as quais precisam ser devidamente precavidas perante uma boa gestão tributária corporativa
A decisão é uma importante vitória para empreendedores e seus colaboradores, que poderão se valer dos planos de stock options com maior segurança e previsibilidade
Agora, o país está a um passo do chamado grau de investimento, um selo de bom pagador concedido pelas agências, que assegura aos investidores um menor risco de calotes.
Notícias Melhores
A adaptação a um modelo digital pode parecer desafiadora. No entanto, é crucial entender os benefícios e os passos necessários para essa transformação.
A adoção de práticas de Compliance sólidas não apenas fortalece a empresa contábil internamente, mas também gera um impacto significativo na relação com seus clientes
No Brasil, a contratação de um contador não é apenas uma prática recomendada, mas uma exigência legal para candidatos e partidos políticos durante as campanhas eleitorais
A Sociedade Anônima é uma empresa onde o capital é dividido em ações
Microempresas compõem uma grande parcela dos tipos de negócio no Brasil. Principal característica é o faturamento, de até R$ 360 mil
Saber como contornar essa condição é fundamental para o bem-estar profissional e pessoal
Lei impõe restrições para casos específicos
Descubra o que fazer se você esqueceu ou perdeu o prazo do IR
Vínculo empregatício em aberto é um dos motivos de instituto negar concessão
Especialista dá explica como evitar cair nessas fraudes