Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Notícia
Melhora da economia inclui todos os setores
Pesquisa com 99 setores mostra que todos estão em situação melhor do que há um ano
01/01/1970 00:00:00
Houve uma melhora generalizada no desempenho da economia no terceiro trimestre deste ano. Nenhum segmento da indústria, do comércio, dos serviços e do agronegócio, dos 99 avaliados pelo estudo da Serasa Experian, teve piora entre julho e agosto em relação ao mesmo período de 2009.
O resultado ganha relevância porque foi especialmente a partir de setembro do ano passado que o ritmo de atividade deslanchou, após o baque da crise.
O estudo, que reúne cerca de 700 indicadores de 99 segmentos e é uma espécie de radiografia do Produto Interno Bruto (PIB) do País, detectou que 76 segmentos melhoraram o seu desempenho no terceiro trimestre na comparação anual e 23 ficaram estáveis. No primeiro e no segundo trimestres deste ano, ainda havia segmentos piores na comparação anual, algo que não ocorreu no último trimestre.
"Esses resultados indicam que o PIB do terceiro trimestre será robusto na comparação anual, porque a maioria dos setores tem desempenho melhor em relação ao ano anterior", afirma Marcos Abreu, gerente de Análise Setorial da Serasa Experian.
Impulso. Ganhos da massa de rendimentos, aumento real do salário mínimo, redução do desemprego e alongamento dos prazos de pagamento impulsionaram o consumo e explicam o excelente resultado do comércio, que foi a estrela da economia no período, diz Abreu.
Todos os seis segmentos analisados do varejo melhoraram entre julho e setembro na comparação com o terceiro trimestre de 2009, aponta o estudo.
De janeiro a agosto, as vendas dos supermercados, por exemplo, cresceram 4,7% em relação ao ano anterior, descontada a inflação do período, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Sussumu Honda, presidente da entidade, projeta que o ano encerre com um acréscimo nominal de 7,3% e o faturamento atinja R$ 190 bilhões.
Só o Pão de Açúcar, um dos gigantes do setor, ampliou em 12,5% as vendas brutas no terceiro trimestre ante o mesmo período de 2009, levando em conta as mesmas lojas. "O desempenho foi muito positivo", diz o vice-presidente de Relações Corporativas do Grupo, Hugo Bethlem.
Outro destaque do varejo foi o desempenho das distribuidoras de combustíveis, que são um bom termômetro do ritmo de atividade. Dados do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) mostram que o volume de vendas cresceu 10,5% no terceiro trimestre deste ano comparado com os mesmos meses de 2009. A venda do diesel, que responde por 45% dos combustíveis, aumentou 12,8% no período. No caso da gasolina, a alta foi de 16,4%.
"O diesel, responsável pelo transporte de carga, tem forte correlação com o PIB", diz Alísio Vaz, vice-presidente do Sindicom. Ele lembra também que, com aumento do poder de compra, a população passou a adquirir carro e teve de abastecê-lo.
Carro-chefe. "O comércio é o carro-chefe da atividade" diz Abreu, da Serasa Experian. Isso significa que quando o varejo vai bem, ele puxa outros setores, como a indústria. Dos 55 segmentos da indústria avaliados pelo estudo da Serasa Experian, 45 tiveram desempenho melhor no terceiro trimestre na comparação anual e 10 ficaram estáveis.
Ao lado da indústria de alimentos e bebidas, das mineradoras, das cimenteiras e dos produtores de cosméticos, os fabricantes de caminhões e ônibus, por exemplo, fazem parte do grupo de segmentos que teve desempenho invejável.
"Não tem mais fila de espera para a compra de caminhões porque aumentamos um turno de produção na fábrica de Rezende (RJ)", conta Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, que produz caminhões da marca Volkswagen. Segundo o executivo, cresceram as vendas de todos os tipos de caminhões.
No segmento de ônibus urbanos e intermunicipais, a procura também cresceu, diz Cortes. "A procura por ônibus está em outro patamar. Com aumento do poder aquisitivo, há mais pessoas usando o ônibus para visitar a mãe", brinca o executivo.
Ele aponta um conjunto de fatores para o deslanche do setor: a isenção de Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), os programas de Sustentação do Investimento (PSI) e de Mais Alimentos que têm juros reduzidos para compra de equipamentos, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Casa própria. No setor de serviços, 19 dos 25 segmentos registraram melhora no terceiro trimestre do ano e a construção civil é um dos destaques.
A construtora Trisul, por exemplo, voltada para moradias do segmento médio, aumentou em 8% as vendas e em 10% os lançamentos no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.
"A taxa de crescimento foi maior no primeiro semestre, porque a base de comparação era mais fraca e resolvemos antecipar os lançamentos. Mas certamente vamos ter um ótimo ano", diz o diretor financeiro da construtora, Marco Mattar.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
CFC e contadores lideram campanha “Amor Declarado” para estimular doações via imposto de renda
Supremo suspendeu processos e busca unificar entendimento sobre fraudes em contratos de prestação de serviços
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) enviado ao Congresso combina responsabilidade fiscal com valorização do salário mínimo e busca ancorar expectativas em uma trajetória econômica estável
Adiamento visa proporcionar transição mais adequada para empregadores e trabalhadores.
Taxas operaram em direção contrária ao dos rendimentos dos títulos de dívida dos EUA
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Igor Calvet aponta que garantir investimentos no país é uma das tarefas do momento
RH estratégico é chave para consolidar governança corporativa alinhada à inovação, ESG e transformação digital
Mercado reage a sinais de que gigantes da indústria de semicondutores, como ASML e Nvidia, estão sendo afetados pelos efeitos da guerra comercial deflagrada pela política tarifária do governo Trump
Em 14 anos de existência, o Programa teve 1.163 empresas candidatas, 920 avaliações e 260 premiações pela Controladoria, o que gerou diversos reconhecimentos internacionais
Receita com produtos ligados ao setor financeiro entre empresas do varejo pode atingir R$ 24 bilhões no ano que vem
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade